A equipe da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), sob o comando do delegado titular da unidade policial, Bruno Hitotuzi, doou para duas entidades filantrópicas 300 quilos de pirarucu, apreendidos na manhã desta sexta-feira (3), por volta das 9h, por irregularidade. A apreensão foi realizada por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb-AM), em uma embarcação ancorada no Porto Privativo de Manaus, situado no Centro, zona sul da capital.
De acordo com a autoridade policial, durante abordagem, os policiais militares constataram que um idoso de 73 anos, identificado como Paulo Cabral de Vasconcelos, proprietário do pescado, não portava a documentação exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para fazer o transporte do pescado. Na ocasião, o idoso foi preso pela equipe policial e conduzido à Dema.
“Doamos o pescado apreendido para o abrigo O Coração do Pai, situado no bairro Japiim, zona sul, e para a organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS de Manaus, localizada no bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital. Temos como principal objetivo na Dema, defender a natureza e praticar a caridade, e, conforme os pescados são apreendidos, vamos doando para as entidades filantrópicas que estão cadastradas no banco de dados da especializada”, explicou Hitotuzi.
O idoso foi indiciado por transporte de pescado ilegal. Após procedimentos cabíveis na especializada, Paulo será liberado para responder pelo crime em liberdade.