A maior parte dos brasileiros, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (30/6), acredita que até o final do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuará difícil incluir no carrinho a combinação de picanha e cerveja. Para 67,1% dos entrevistados, esses itens permanecerão fora do alcance do orçamento doméstico.

Durante a campanha eleitoral anterior, Lula utilizou o churrasco de picanha como símbolo da prosperidade que prometia trazer à população. Contudo, apenas 26,3% dos entrevistados acreditam em uma melhora na situação econômica até o término do mandato do petista. Outros 6,6% não souberam ou preferiram não responder.

Apesar do pessimismo predominante, a percepção negativa apresentou uma leve melhora em relação à pesquisa de abril, quando 68,4% demonstravam descrença na melhora, enquanto 25,7% estavam otimistas. Os que não tinham opinião somavam 5,9%.

A pesquisa ouviu 2.020 pessoas entre os dias 18 e 22 de junho, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. Do total, 955 eram homens e 1.065, mulheres.

A visão negativa é mais presente entre os homens, com 71,5% acreditando que a situação não vai melhorar, contra 63,1% das mulheres. Regionalmente, o Sul registra maior insatisfação (74,6%), seguido do Sudeste (69,2%), Norte e Centro-Oeste (66,8%) e Nordeste (59,9%).

Entre os que mantêm expectativa positiva, o Nordeste lidera com 33,9%, seguido das regiões Norte e Centro-Oeste (27,6%), Sudeste (24%) e Sul (17,5%).

Artigo anteriorMaioria dos amazonenses que deixam o estado escolhe o Pará como destino, aponta IBGE
Próximo artigoBolsonaro diz que pode “mudar o destino do Brasil” se tiver 50% da Câmara e do Senado em 2026