
Na manhã desta quarta-feira, 07 de agosto de 2024, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação em Teresina que resultou na prisão de um promotor de justiça, suspeito de exigir vantagens indevidas para arquivar uma investigação contra um empresário local.
A operação, denominada “Iscariotes,” foi conduzida em colaboração com o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ/MPPI). Segundo informações preliminares, o promotor teria solicitado R$ 3 milhões para encerrar a investigação.
O empresário alvo da tentativa de extorsão denunciou o ocorrido à Polícia Federal. Ele relatou que o promotor o abordou em um restaurante e deu um curto prazo para o pagamento, prometendo encerrar a investigação em troca.
Dada a gravidade do caso e a posição do promotor, a denúncia foi encaminhada ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, responsável por investigar membros do Ministério Público. A PF foi acionada de imediato, devido à iminência da entrega do dinheiro.
Após dias de investigação, a equipe da PF conseguiu comprovar os relatos do empresário, inclusive registrando o recebimento de parte do valor solicitado pelo promotor. Com essas evidências, o Tribunal de Justiça do Piauí emitiu mandados de busca e apreensão contra o promotor.