
O advogado Fausto Leite, presidente do partido Republicanos em Aracaju, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal transportando R$ 500 mil em espécie na BR-116, em Feira de Santana, Bahia, durante uma viagem do Rio de Janeiro para Sergipe. O dinheiro foi apreendido e está sob custódia da Polícia Federal, que exige a comprovação da origem do montante para sua devolução.
Fausto Leite, que foi superintendente do Ibama em Sergipe durante o governo Bolsonaro, alegou inicialmente que o valor era referente a honorários advocatícios e, posteriormente, afirmou que se tratava de um pagamento pela venda de um imóvel.
O Republicanos, partido ao qual Leite é filiado e que tem ligação com a Igreja Universal, defendeu o advogado e negou qualquer relação entre o dinheiro apreendido e as eleições em Sergipe. Em nota oficial, o partido classificou como “leviana e infundada” qualquer tentativa de associar o incidente ao processo eleitoral, reafirmando seu compromisso com a transparência, ética e legalidade.
Na nota, o Republicanos-Sergipe destacou: “Repudiamos qualquer tentativa de associar este incidente ao nosso processo eleitoral. Reiteramos nosso compromisso com a honestidade e a justiça, e confiamos nas instituições responsáveis pela apuração dos fatos.”