
O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (8) a suspensão do Twitter/X por 10 dias, embora não tenha especificado quando a medida entrará em vigor. A plataforma tem sido utilizada pela oposição para expor os abusos do regime.
Durante um discurso, Maduro afirmou: “O X e Elon Musk violaram todas as normas da própria rede social, incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte e o enfrentamento entre venezuelanos.” Ele acrescentou que a decisão foi tomada pela Comissão Nacional de Telecomunicações, que propôs a suspensão da rede social no país.
Os ataques de Maduro a Musk se intensificaram após o Conselho Nacional Eleitoral declarar sua reeleição, mesmo diante das alegações de fraude apresentadas pela oposição. Musk se destaca como uma das vozes internacionais críticas ao autoritarismo do regime. Além disso, a plataforma permite que outros países acompanhem a situação na Venezuela, uma vez que a mídia tradicional está sob controle estatal e há censura sobre canais independentes.