Alguns usuários do aplicativo da rede social X relataram que conseguiram acessar a plataforma nesta quarta-feira (18), mesmo sem qualquer informação oficial sobre a liberação do serviço no Brasil. Segundo o portal UOL, o Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou o acesso ao X no país, afirmou estar verificando a situação.

Os relatos sobre a “volta” do X começaram a surgir na terça-feira (17), com internautas brincando que estavam acessando seus perfis sem usar VPN, que normalmente permite contornar bloqueios. Um usuário comentou: “Ministro Alexandre de Moraes: eu não usei VPN, simplesmente entrei no Twitter e ele estava funcionando, e não, eu não tenho R$ 50 mil para a multa”.

A situação rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados na plataforma, com as hashtags “O Twitter voltou”, “Alexandre de Moraes” e “Bluesky” entre as mais populares. Em resposta ao UOL, o STF indicou que o retorno do X “aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por notificar as operadoras sobre a suspensão do serviço, recomendou que o STF fosse acionado e informou que “as demandas sobre o X e Elon Musk estão sendo tratadas pelo Judiciário”.

“Não houve alteração da decisão [de suspensão do app]. Estamos verificando os casos relatados”, resumiu a Anatel.

O acesso ao X está bloqueado no Brasil desde 30 de agosto, após o ministro Alexandre de Moraes ter punido a plataforma por não cumprir ordens, como a nomeação de um representante legal no país. A decisão foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma da Suprema Corte no dia 2 de setembro.

Artigo anterior“Lei Datena” é proposta por deputado após agressão a Pablo Marçal
Próximo artigoMarcelo Ramos quer qualificar jovens com proposta de criação da Zona Franca Digital