O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou nesta quarta-feira (9) que o furacão Milton está se desenvolvendo para ser uma tempestade histórica e pediu aos moradores da Flórida que sigam as ordens de evacuação.

“Parece a tempestade do século”, afirmou Biden na Casa Branca. Ele destacou que muitas comunidades no caminho do furacão Milton não tiveram tempo de se recuperar após a passagem do furacão Helene, ambas em um curto intervalo de duas semanas.

Biden enfatizou a gravidade da situação, afirmando que as próximas 24 horas são cruciais e que “é literalmente uma questão de vida ou morte”.

Intensificação rápida e impactos abrangentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente, alcançando a categoria 5, impulsionado pelo calor recorde das águas do Golfo do México. Embora possa diminuir de categoria, espera-se que cresça em tamanho, o que fará com que seus impactos perigosos se espalhem por uma área ainda maior.

Considerado a tempestade mais forte do planeta em 2024, Milton registrou ventos sustentados de 281 km/h. Em comparação, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e se intensificou para categoria 4 nas áreas de pântano.

As autoridades estão pedindo aos moradores, ainda se recuperando dos danos causados por Helene, que se retirem ou se preparem para outra tempestade potencialmente mortal.

Artigo anteriorConcurso dos Correios oferece 3.511 oportunidades de trabalho
Próximo artigoProcon-AM divulga ranking de empresas que lideram o número de reclamações