
A Ipiranga, distribuidora de combustíveis do grupo Ultra, está relançando os postos Texaco no Brasil com o objetivo de aumentar as vendas de combustíveis aditivados. A primeira unidade foi inaugurada na última semana em Palhoça, Santa Catarina.
Com o relançamento, a Texaco, pertencente à petroleira americana Chevron, retorna ao Brasil após 16 anos. Em 2008, a marca contava com cerca de 2.000 postos no país, que foram adquiridos pelo grupo Ultra e convertidos em Ipiranga. O novo contrato de licenciamento foi assinado em maio deste ano.
Os próximos postos Texaco deverão ser abertos inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro nos próximos meses, seguindo um novo modelo de negócios. Nesse formato, o revendedor será o principal investidor na estrutura física das unidades, ao invés da distribuidora Ipiranga.
Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, destaca que esse novo paradigma permitirá maior colaboração entre revendedores e distribuidores. “Isso torna o processo mais ágil para a Ipiranga e oferece mais liberdade ao revendedor, que não fica tão amarrado por contratos longos”, afirma.
No novo modelo, o “revendedor-investidor” também obterá exclusividade regional, o que significa que, em grandes cidades, os postos Texaco devem ressurgir por meio de redes com relações estabelecidas com a Ipiranga. Contudo, revendedores menores que atendam ao perfil de consumo esperado também poderão solicitar a marca.