A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve deixar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado para 2025, conforme avaliam fontes políticas e jurídicas. A expectativa é que a Polícia Federal finalize seu relatório ainda em 2024, mas o tempo até o fim do ano é considerado insuficiente para avançar no caso.

Interlocutores do governo estimam que a PGR apresente a denúncia em fevereiro ou março de 2025, após o Carnaval. Ainda que a acusação sobre tentativa de golpe de Estado seja considerada certa, a mesma previsão não se aplica aos processos sobre falsificação de carteira de vacina e o suposto desvio de joias.

Narrativas de golpe

O governo avalia a possibilidade de os temas de vacina e joias ficarem de fora da denúncia, apesar do potencial para sustentar a narrativa de tentativa de golpe. O argumento é que a falsificação da carteira de vacina justificaria uma fuga para os EUA, enquanto as joias poderiam representar uma fonte de recursos para o sustento da família no exterior.

Artigo anteriorAção Social ‘Cuidar de Quem Cuida’ oferece serviços gratuitos no bairro Santo Antônio, nesta quarta
Próximo artigoSine Manaus oferta 275 vagas de emprego nesta quarta-feira (13)