O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em ótimo estado de saúde após passar por um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana na manhã desta quinta-feira (12/12). Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula está “neurologicamente perfeito, ótimo e conversando” e não apresenta nenhuma sequela.

A cirurgia foi realizada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, começando às 7h25 e durando cerca de uma hora, sem intercorrências. O procedimento, conhecido como embolização da artéria meníngea média, é minimamente invasivo e bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro.

Embora o presidente esteja apto a exercer qualquer tipo de trabalho, os médicos recomendaram que ele evite atividades enquanto permanece no hospital. Lula segue na UTI sem previsão de alta para o quarto.

A equipe médica que participou da coletiva de imprensa incluiu, além de Kalil Filho, os médicos Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma, Marcos Stavale e José Guilherme Caldas, todos do hospital Sírio-Libanês.

Artigo anteriorLula lidera contra Bolsonaro e outros adversários para 2026, aponta Quaest
Próximo artigoDonald Trump recebe título de “Personalidade do Ano” da Time em 2024