
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brasil nesta segunda-feira (16), durante coletiva de imprensa em Mar-a-Lago. O republicano afirmou que retaliará as tarifas impostas pelo país, aplicando taxas semelhantes quando assumir a Casa Branca, em janeiro de 2025.
— A Índia taxa muito, o Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem, mas vamos taxá-los da mesma forma — declarou Trump.
O republicano já havia ameaçado o Brasil e outros países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) caso avancem na criação de uma moeda própria para o comércio internacional, o que enfraqueceria o papel do dólar.
— Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano. Caso contrário, enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia americana — escreveu Trump na rede social Truth Social, em 30 de novembro.
As declarações indicam uma escalada de tensões econômicas e sinalizam uma postura agressiva de Trump em relação à política comercial com o Brasil e com os integrantes do Brics durante seu próximo mandato.


