Os comandantes das Forças Armadas atenderam ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmaram presença no evento em memória aos dois anos dos atos de 8 de janeiro. Diferente do ano passado, quando a cerimônia foi realizada no Congresso Nacional, o evento deste ano ocorrerá no Palácio do Planalto.

Representando o Exército, a Aeronáutica e a Marinha estarão o general Tomás Paiva, o brigadier Marcelo Damasceno e o almirante Marcos Olsen, respectivamente.

Além deles, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, também estarão presentes.

Segundo a CNN Brasil, o evento enfrenta resistência interna, com alguns membros avaliando que ele não contribui para a pacificação do país e pode intensificar a polarização política. No entanto, o governo federal segue insistindo no uso político da data.

A programação incluirá a entrega de obras de arte restauradas após danos sofridos na invasão e um ato simbólico com representantes dos Três Poderes, com apoio da militância convocada pela Frente Brasil Popular.

Artigo anteriorCesta básica consome mais da metade do novo salário mínimo
Próximo artigo2 irmãos morrem e 4 parentes são internados após comerem peixe