O vereador Pedro Rousseff (PT) propôs a mudança do nome da rua Costa e Silva, no bairro Indústrias I, região do Barreiro, para homenagear Eunice Paiva, protagonista do filme Ainda Estou Aqui. O projeto, protocolado em 23 de janeiro, visa substituir a homenagem a um general do Regime Militar por uma figura que lutou pelos direitos humanos e pela democracia.

Rousseff defende que a mudança é “simbólica e pedagógica”, destacando que, ao substituir nomes associados à repressão, o ato educa as novas gerações sobre o valor da memória e da vigilância contra o autoritarismo. Eunice Paiva, viúva do militante Rubens Paiva, morto durante o regime militar, é retratada no filme de Walter Salles, que concorre a três prêmios no Oscar 2025.

O projeto enfrenta resistência, especialmente da vereadora Amanda Teixeira Dias (PL-MG), que considera a proposta uma tentativa de “agradar atriz da Globo”. Ela também apresentou um projeto de lei, Ainda Estou Aqui, que exige a aprovação de mais de 50% dos moradores para qualquer alteração no nome de ruas. “Quem mora na rua tem que ter voz!” afirmou Amanda.

Artigo anteriorPM que deu golpe milionário em caveiras do Bope foge do Brasil após ameaças
Próximo artigoPT destina R$ 2,6 milhões em emendas para bancar TV sindical privada