O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta quinta-feira (8) após o Vaticano anunciar o novo papa. O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido como sucessor de Francisco e adotou o nome de Leão XIV — tornando-se o primeiro pontífice dos Estados Unidos.

Em nota, Lula expressou votos de continuidade ao trabalho do antecessor:
“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.”

O presidente também destacou a necessidade de mais solidariedade no mundo: “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância.”

Quem é Leão XIV

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e estudou teologia na União Teológica Católica de Chicago. Aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982.

Artigo anteriorNovo presidente do INSS bloqueia concessão de empréstimos consignados para todos os beneficiários
Próximo artigoEstádio Carlos Zamith entra na reta final de modernização com novo sistema de iluminação e melhorias na estrutura