A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, será agraciada nesta terça-feira (20) com a mais alta honraria da cultura brasileira: a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural. A premiação será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Janja será condecorada ao lado de nomes como a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. Também receberão a Grã-Cruz artistas como Xuxa Meneghel, Alceu Valença, Alcione, Chitãozinho e Xororó, além de homenagens póstumas a Beth Carvalho, Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Outras personalidades serão reconhecidas com o grau de Comendador, como Tony Bellotto, Osmar Prado, Preta Gil, Camila Pitanga, Kleber Lucas e Lilia Schwarcz.

Com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”, a solenidade marca a retomada da premiação após seis anos de interrupção — a última edição foi realizada em 2019, antes de ser suspensa durante o governo Bolsonaro. A cerimônia também celebra a reinauguração do Palácio Capanema, no Rio, restaurado pelo Iphan após ampla reforma.

Artigo anteriorCriminosos armados com submetralhadora assaltam ônibus na zona Leste de Manaus
Próximo artigoPadre bêbado que xingou frentista no interior de SP é afastado por Diocese