Nos próximos meses, Manaus terá 20 novos radares eletrônicos, incluindo modelos capazes de monitorar o tráfego de veículos pesados. A instalação será feita em diferentes pontos da capital amazonense, confirmou o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda Júnior, nesta terça-feira (28).

Atualmente, a cidade conta com 27 radares em operação, fiscalizando excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Com os novos equipamentos, o sistema passará a incluir sensores de detecção de eixo, voltados ao controle de caminhões e ônibus. As primeiras unidades já estão sendo instaladas na Avenida Ephigênio Salles e na Avenida Rodrigo Otávio, próximo à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Os novos radares ainda precisam passar por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O IMMU prevê um prazo de até seis meses para adaptação dos motoristas antes do início da aplicação de multas. “A intenção não é arrecadar, e sim reduzir mortes no trânsito”, destacou Leda Júnior.

O instituto também estuda a implantação de equipamentos capazes de verificar a altura de veículos, evitando acidentes com limitadores. Técnicos do IMMU estão em São Paulo recebendo treinamento sobre o novo sistema. Além disso, a fiscalização será reforçada em áreas com alto índice de acidentes, como a região da Base Aérea de Manaus, na Zona Sul.

Artigo anteriorGoverno Lula se manifesta após receber cobrança por operação que deixou mortos no Rio
Próximo artigoBraga atrasa em um ano acesso de pequeno consumidor ao mercado livre de energia