O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã desta sexta-feira (31/10), o atendimento de ocorrência de um incêndio, no Beco Bragança, localizado no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus. Ao todo, oito viaturas e 30 mil litros de água foram utilizados no atendimento de combate às chamas em 10 residências da área. A estrutura de viaturas e equipamentos usados na ação fazem parte dos novos investimentos do Governo do Amazonas para ampliação na cobertura no combate a incêndios na capital e no interior do estado.

O acionamento das equipes aconteceu por volta de 8h37 da manhã. Durante a ocorrência, 36 bombeiros atuaram no combate ao incêndio e resfriamento das áreas atingidas. Um curto-circuito em um fio desencapado, que caiu sobre uma cama, teria sido a causa do início das chamas.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, Orleiso Muniz, o tempo-resposta de 7 minutos, das equipes da corporação, foi essencial para que as chamas não se propagassem para outras residências.

“Entramos com força total para evitar a propagação e os danos para a comunidade. O Corpo de Bombeiros é preparado para esse tipo de atendimento e contamos com as novas viaturas adquiridas pelo Governo do Estado, que têm potência de bomba suficiente para enfrentar sinistros como esse”, destacou o comandante-geral do CBMAM.

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas aumentou em cerca de 122% o efetivo de Bombeiros Militares, saindo de pouco mais de 690 homens para mais de 1,5 mil, após realizar concurso público que não ocorria desde 2009.

Além da convocação de, aproximadamente, 800 novos bombeiros, a atual gestão do Governo do Amazonas também adquiriu equipamentos como drones de combate a incêndios, novos caminhões auto bombas, 16 caminhões de grande porte, implantação de sala de situação, ampliação de monitoramento e investimentos em tecnologia.

O Estado também tem investido no aumento das bases no interior, com os novos Grupamentos Integrados de Combate à Incêndios e Proteção Civil (GCIPs). Com o investimento, o número de municípios com bases fixas da corporação passará de 11 para 27.

Artigo anteriorTarcísio volta a nacionalizar discurso e alfineta Lula
Próximo artigoRio de Janeiro não está no ranking das cidades mais perigosas do Brasil