
Brasil – Durante a edição de domingo (2) do programa “Domingão”, exibido na Globo, o apresentador Luciano Huck parou o programa para criticar a operação realizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 120 mortos.
Para Luciano Huck, o atual modelo de combate ao narcotráfico não serve mais: “É uma tristeza ver o mesmo modelo de segurança pública se repetindo há décadas sem nenhum resultado. (…) 120 mortos numa operação policial no Complexo do Alemão e da Penha. Por trás desse número, tem 120 mães que enterraram os seus filhos. E você acha que foi isso que elas sonharam quando essas crianças eram pequenas e corriam ali pelas vielas do Alemão ou da Penha?”
Em seguida, Huck afirma que é preciso conectar os poderes municipais, estaduais e o federal no combate ao crime organizado:
“É preciso combater o narcotráfico com força total, é preciso coordenar ações entre todos os níveis de poder — municipal, estadual e federal. É preciso sufocar a parte financeira das organizações criminosas, das milícias, dos tráficos e por aí vai […] Vale lembrar que a enorme maioria da população carioca vive nesses cantos da cidade e é também refém dessa violência. Não compactuam, não pertencem. A violência urbana é a maior dor do Brasil, sem a menor dúvida, atualmente. E quem lucra de verdade com a criminalidade não tá no Complexo do Alemão e nem na Penha.”
Ao término de sua fala, o apresentador prestou solidariedade aos familiares dos policiais mortos na operação: “Eu encerro dizendo, olho no olho, com a família dos policiais mortos: eu nunca escondi a minha posição pública de apoio à polícia. Os quatro policiais mortos em combate saíram de casa para trabalhar e não voltaram. Essa também é uma parte devastadora dessa história. Eu espero que no futuro a gente não precise mais falar sobre isso dessa forma. Nós, brasileiros, queremos paz e segurança.”
Nikolas Ferreira ataca Luciano Huck
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se revoltou com a declaração de Luciano Huck – que, digamos, foi extremamente ponderada – e disparou ataques contra o apresentador do “Domingão”.
Para Nikolas Ferreira, Luciano Huck é “cara de pau”: “Esse é o mesmo cara que hoje condena a operação no RJ, mas que, pra gravar um programa na Rocinha e no Vidigal, usou o BOPE como escolta? Não é possível… ele não seria capaz de tamanha cara de pau, seria?”
Até este momento, Luciano Huck não respondeu ao ataque de Nikolas Ferreira.
			

