O ditador venezuelano Nicolás Maduro agradeceu nesta terça-feira (4) ao presidente Lula (PT), ao papa Leão XIV e à Organização das Nações Unidas (ONU) pelas manifestações em defesa do diálogo e da paz na América Latina. O discurso ocorreu durante o Congresso Extraordinário do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Maduro destacou que Lula fez uma “declaração contundente sobre a paz na América do Sul e o papel da Celac”, enquanto, segundo ele, o papa teria pedido “diálogo entre EUA e Venezuela para preservar a paz”.

Mais cedo, o papa Leão XIV havia criticado o envio de forças americanas ao Caribe, afirmando que “com a violência não ganhamos”. A ONU também se manifestou contra o uso da força militar na região.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta quarta-feira (5) que Lula participará da reunião da Celac, na próxima semana, em Santa Marta, na Colômbia, em apoio ao governo venezuelano.

Durante o evento, Maduro ironizou a imprensa dos Estados Unidos e disse ser “mais famoso que Taylor Swift ou Bad Bunny” devido à repercussão internacional de seu nome.
“Até me dá vontade de gravar um álbum”, brincou o ditador.

As declarações ocorrem em meio à crescente tensão entre Caracas e Washington. O governo norte-americano acusa Maduro de liderar um cartel de drogas e oferece recompensa de US$ 50 milhões (cerca de R$ 285 milhões) por sua captura. O ex-presidente Donald Trump afirmou no último domingo (2) acreditar que “os dias de Maduro no poder estão contados”.

Artigo anteriorOmar Aziz aponta 14º salário para beneficiados com isenção de Imposto de Renda aprovado no Senado
Próximo artigoEx-deputado do PT morre após ser esfaqueado pelo próprio filho