A Justiça Federal em Tabatinga determinou nesta segunda-feira (17) que o pedido de transferência do julgamento dos acusados pela morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips seja encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O processo está pronto para a fase do Tribunal do Júri.

A medida atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou o desaforamento, argumentando que a realização do júri em Tabatinga poderia comprometer a segurança dos participantes e a imparcialidade dos jurados.

Na mesma decisão, a magistrada rejeitou pedidos da defesa para anular o processo e para incluir reportagens jornalísticas nos autos, destacando que não há base legal para a anulação e que matérias da imprensa não têm valor probatório.

O despacho também determina que outros dois processos relacionados — um sobre organização criminosa e outro sobre ocultação de cadáver — sejam concluídos e reunidos ao processo principal, garantindo que o julgamento ocorra de forma conjunta, evitando decisões contraditórias e aumentando a eficiência do procedimento.

Com o envio da decisão ao TRF1, caberá ao Tribunal definir se o julgamento será transferido para Manaus ou para outra unidade da Justiça Federal.

Artigo anteriorMorre o músico Jards Macalé aos 82 anos, no Rio
Próximo artigoLula retoma projeto do 2º mandato e critica Bolsonaro por “proibir a cultura”