
Jair Bolsonaro ficará inelegível até 2060 após o ministro Alexandre de Moraes comunicar, nesta terça-feira (25), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão ativa a aplicação da Lei da Ficha Limpa.
Mais cedo, Moraes determinou o início imediato do cumprimento da pena imposta a Bolsonaro e aos demais réus do núcleo 1 da trama golpista. No despacho, afirmou que a decisão colegiada obriga o TSE a registrar a inelegibilidade.
Pela Lei da Ficha Limpa, condenados por órgão judicial colegiado ficam impedidos de disputar eleições por oito anos após o fim da pena. Assim, Bolsonaro, hoje com 70 anos, só poderá voltar às urnas aos 105.
Ele já estava inelegível até 2030 por decisão anterior do TSE, relacionada a abuso de poder político e econômico.


