O pré-candidato à Presidência do Peru, Rafael Belaúnde Llosa (Liberdad Popular, centro-direita), sofreu um ataque a tiros nesta terça-feira (2.dez.2025) na região de Cerro Azul. A caminhonete em que ele estava foi atingida por três disparos na cabine do motorista. Belaúnde, que cumpria agenda empresarial no local, não teve ferimentos graves.

A primeira confirmação do ataque foi feita pelo ex-ministro do Interior Gino Costa, que pediu investigação rápida e punição aos responsáveis. O ex-presidente do Conselho de Ministros Pedro Cateriano classificou o episódio como “um mau início de campanha”.

A Polícia Nacional do Peru informou que não houve feridos e que equipes já atuam na área para garantir segurança e identificar os autores. Segundo o comandante-geral Óscar Arriola, Belaúnde não havia relatado ameaças anteriores, mas uma das suspeitas envolve possíveis interesses de traficantes em terrenos pertencentes ao pré-candidato na região.

As eleições estão marcadas para 12 de abril de 2026, após sucessivas crises políticas. Dina Boluarte assumiu o governo em 2022 depois da destituição de Pedro Castillo, mas também foi afastada em outubro. O país é atualmente liderado interinamente por José Jerí Oré, presidente do Congresso.

Artigo anteriorJustiça atesta que Bolsonaro vai terminar de cumprir pena em 2052
Próximo artigoMoraes defende “remuneração mais digna” e volta do adicional por tempo de serviço a juízes