
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2.dez.2025) que decidirá em março de 2026 se será candidato à Presidência novamente. Ele disse que ainda considera cedo para definir o cenário eleitoral, mas que o debate deve avançar ao longo do 1º trimestre. As eleições estão marcadas para outubro.
Em entrevista à TV Record, Lula declarou que, caso concorra, será “para ganhar” e que sua prioridade no momento é cumprir os compromissos de governo. Segundo ele, a decisão dependerá de sua condição física e do contexto político.
Lula disse que pretende evitar o retorno do que chamou de “negacionistas” ao comando do país e condicionou uma eventual candidatura à defesa das políticas sociais que considera essenciais. Afirmou também que o eleitor deve escolher representantes alinhados aos seus interesses.
Em outubro, durante viagem à Ásia, Lula havia sinalizado pela primeira vez que poderia disputar um 4º mandato. Agora, reforça que a definição dependerá de sua saúde.
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (2.dez) mostra Lula liderando todos os cenários de 1º turno para 2026. No 2º turno, aparece em empate técnico contra três possíveis adversários: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso e inelegível; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).


