
Um barco suspeito de ligação com o tráfico internacional de drogas foi atingido por forças dos Estados Unidos no Oceano Pacífico, nesta quinta-feira (4/12). A ação foi confirmada pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM).
Segundo o comunicado, quatro homens que estavam na embarcação morreram durante a operação.
O órgão afirmou que, sob ordem do secretário de Guerra, Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou “um ataque cinético letal” contra o barco, que estaria em águas internacionais e seria operado por uma organização classificada pelos EUA como terrorista. Ainda conforme a nota, informações de inteligência apontariam que a embarcação transportava drogas ilícitas em uma rota conhecida do narcotráfico no Pacífico Oriental.
Assim como em episódios anteriores, o governo Donald Trump não apresentou provas públicas que sustentem a acusação de tráfico.
Com essa operação, chega a 23 o número de embarcações atacadas pelos EUA em regiões do Caribe e do Pacífico.
Washington afirma que a ofensiva busca atingir cartéis ligados ao envio de drogas para o país. Entretanto, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, segue no centro das tensões, após ser associado pelos EUA ao cartel de Los Soles, recentemente classificado como organização terrorista internacional.


