Um barco suspeito de ligação com o tráfico internacional de drogas foi atingido por forças dos Estados Unidos no Oceano Pacífico, nesta quinta-feira (4/12). A ação foi confirmada pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM).

Segundo o comunicado, quatro homens que estavam na embarcação morreram durante a operação.

O órgão afirmou que, sob ordem do secretário de Guerra, Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou “um ataque cinético letal” contra o barco, que estaria em águas internacionais e seria operado por uma organização classificada pelos EUA como terrorista. Ainda conforme a nota, informações de inteligência apontariam que a embarcação transportava drogas ilícitas em uma rota conhecida do narcotráfico no Pacífico Oriental.

Assim como em episódios anteriores, o governo Donald Trump não apresentou provas públicas que sustentem a acusação de tráfico.

Com essa operação, chega a 23 o número de embarcações atacadas pelos EUA em regiões do Caribe e do Pacífico.

Washington afirma que a ofensiva busca atingir cartéis ligados ao envio de drogas para o país. Entretanto, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, segue no centro das tensões, após ser associado pelos EUA ao cartel de Los Soles, recentemente classificado como organização terrorista internacional.

Artigo anteriorPolícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína
Próximo artigoMoraes pede que Primeira Turma do STF marque julgamento dos réus do caso Marielle Franco