Perto de se encerrar o ano de 2025, a nova pesquisa de intenções de voto para o Governo do Amazonas da Perspectiva, divulgada neste domingo, 28/12, consolida o nome da Professora Maria do Carmo (PL) como opção de mudança nas eleições do ano que vem. A pré-candidata já ultrapassa com boa vantagem o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na capital, e mostra crescimento no interior do Estado.

No levantamento realizado com 2.500 entrevistados, entre os dias 17 e 26 de dezembro, por telefone, em todo o Amazonas, a Professora Maria do Carmo se mantém em segundo lugar, a exemplo de pesquisas anteriores, o que indica sua participação no segundo turno das Eleições 2026. Maria aparece em amplo crescimento com 23% das intenções de voto. O senador Omar Aziz (PSD) – que tem apresentado queda e alta rejeição – surge com 39%, enquanto David Almeida tem 19%.

Vantagem na capital

A vantagem da Professora sobre o prefeito se dá entre os eleitores da capital, onde já se tornou mais conhecida. Em Manaus, Maria acumula 26% das intenções de voto, enquanto David tem apenas 19%.

Soma-se a esse cenário a altíssima desaprovação à gestão de David Almeida, beirando os 70%, que acumula diversas denúncias e processos de má administração dos recursos públicos.

Direita fortalecida

A Perspectiva também divulgou dados de intenções de votos para o Senado. O nome do deputado federal Alberto Neto (PL) aparece como a primeira opção dos entrevistados, com 39%. Os números reforçam que o perfil de direita vem crescendo entre os eleitores do Amazonas, além de ser um termômetro para o sentimento de mudança já demonstrado nas eleições passadas.

Artigo anteriorCom Zelensky, Trump mostra otimismo por fim da guerra da Ucrânia
Próximo artigoBase Arpão 2: PMAM apreende 15 quilos de entorpecentes escondidos entre garrafões de água