Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quinta-feira (29), foi até um hospital particular de Brasília para uma bateria de exames pré-operatórios.

O motivo? Uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, marcada de forma repentina para esta sexta-feira (30).

Lula passará por cirurgia após voltar do Panamá

Em comunicado, o Planalto garantiu que, nesta quinta, “Lula segue rotina de trabalho na Granja do Torto”. O local, porém, costuma ser destino apenas para os finais de semana, levantando suspeitas sobre a real gravidade do caso.

O procedimento médico ocorre no calor de uma volta ao trabalho turbulento. Lula acabara de retornar do Panamá, onde jogou lenha na fogueira das relações internacionais.

Em discursos, o petista não poupou críticas, atacando as “ações militares na América Latina e no Caribe e a paralisia de organismos internacionais na resposta a esse tipo de intervenção”. E foi além, defendendo ferrenhamente a “neutralidade” do Canal do Panamá, um ponto historicamente sensível e alvo de cobiça dos Estados Unidos.

Ainda na visita, o presidente Lula foi condecorado com a Ordem Manuel Amador Guerrero, a mais alta honraria do país. Em seu discurso, defendeu que a política externa deve ser feita por relações presenciais, não por redes sociais.

“Um presidente da república não faz negócios, mas um presidente da república abre a porta para os que fazem negócio”, afirmou. Acrescentou: “A relação política, o aperto de mão, o abraço, o olhar no olho, vale mais do que 800 apps. Nós não somos algoritmos”. A fala contrasta com suas críticas recentes ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Artigo anteriorMorre o cineasta Silvio Da-Rin, ex-secretário de Lula, aos 77 anos
Próximo artigoSine Amazonas divulga 163 vagas de emprego para esta sexta-feira