
Empresas com base científica e tecnológica, públicas ou privadas, localizadas no Amazonas, têm até 19 de março, às 17h, para submeter suas propostas ao Programa de Apoio à Startup Deep Tech para Inovação Científica e Tecnológica (Deep Tech Fapeam). A iniciativa, promovida pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), conta com um investimento de R$ 1 milhão do tesouro estadual.
O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento e a consolidação de startups de alto envolvimento científico e tecnológico (deep techs) no estado. Busca-se incentivar a criação de soluções inovadoras com alto impacto em setores estratégicos como bioeconomia, sustentabilidade, saúde, sistemas alimentares, energia limpa, recursos hídricos, mudanças climáticas, agronegócio e indústria 4.0, impulsionando o avanço científico e tecnológico da economia amazonense.
Linhas temáticas para inovação
O Deep Tech Fapeam prevê o apoio a até oito projetos de inovação, divididos nas seguintes linhas temáticas:
- Tecnologias Digitais Avançadas, Indústria 4.0 e Sistemas Inteligentes;
- Transição Energética, Sustentabilidade e Tecnologias Climáticas;
- Agronegócio Sustentável e Tecnologias para Sistemas Produtivos Amazônicos;
- Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual.
Como submeter a proposta
As propostas devem ser apresentadas em formulário online específico e enviadas eletronicamente através do Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam). Proponentes que ainda não possuem cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam deverão realizá-lo. Além do formulário online, é necessário anexar documentação complementar ao SigFapeam.
Mais informações detalhadas sobre o edital podem ser encontradas no site oficial da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-no-012-2026-programa-de-apoio-a-startup-deep-tech-para-inovacao-cientifica-e-tecnologica-deep-tech-fapeam/.
Com informações da assessoria


