
Os Estados Unidos realizaram um ataque militar a uma embarcação suspeita de envolvimento com tráfico internacional de drogas no leste do Oceano Pacífico, segundo o Comando Sul das forças norte-americanas. Dois suspeitos, classificados pelo órgão como “narco‑terroristas”, morreram durante a ação.
De acordo com o Comando Sul, a embarcação navegava por rotas conhecidas de contrabando e participava de operações de tráfico de drogas, conforme informações de inteligência obtidas pelas autoridades americanas.
A ação integra uma série de operações conduzidas pelos EUA no Pacífico e no Caribe desde setembro do ano passado, com mais de 30 ataques a barcos suspeitos e mais de cem mortes registradas nesse período. Organizações internacionais questionam a legalidade dessas operações em águas internacionais.
O aumento das ações contra o tráfico teve um ponto de destaque em 3 de janeiro, quando os EUA realizaram uma rápida operação militar na Venezuela, prendendo Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, que aguardam julgamento em um presídio federal em Nova York.


