
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizou, na manhã desta sexta-feira (13/02), o Carnafuham 2026. A iniciativa, que ocorreu no cruzamento das avenidas Codajás e Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, teve como objetivo principal alertar motoristas, passageiros e pedestres sobre a importância da prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente durante o período de carnaval.
A blitz foi animada pela banda da Polícia Militar do Amazonas e contou com a participação de dezenas de servidores da Fuham. A ação festiva de orientação foi bem recebida pela população que transitava pelo local.
“Muito importante esta ação porque incentiva os participantes do carnaval a se prevenir, porque prevenção é tudo”, elogiou o empresário Vítor Hugo, que recebeu um kit com preservativos, gel lubrificante e material informativo.
Combate ao HIV e outras ISTs
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, destacou que o Carnafuham é uma ferramenta crucial no combate ao HIV, uma questão de saúde pública ainda grave. Atualmente, a Fuham acompanha 1.617 usuários com HIV no Serviço de Atenção Especializada (SAE). Esses pacientes são referenciados tanto do Centro de Testagem da própria fundação quanto de outras unidades de saúde municipais, estaduais e até de outros países.
“Aids, HIV, são coisas que não estão falando muito, parece que está resolvido o problema, mas não está, o problema não está resolvido. É uma coisa silenciosa. Se você for ver na enfermaria do Tropical (Fundação de Medicina Tropical), mais ou menos 70% das internações são pacientes com comorbidade de AIDS então é um quadro grave de saúde pública, a gente faz essa ação (Carnafuham) para chamar atenção, porque a prevenção é uma coisa relativamente simples”, afirmou Chirano.
Profilaxias e Testes Rápidos
Organizado pela Gerência de Assistência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (GIST), o Carnafuham reforçou a disponibilidade de métodos de prevenção. A enfermeira Beatriz Miranda, servidora da GIST, ressaltou a facilidade de acesso a métodos como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
“Aqui, na Fundação (Alfredo da Matta), a gente oferece a PrEP e nas outras unidades, como o Tropical, tem a PEP, que são profilaxias para prevenir. O teste é simples, fácil, rápido e acessível. Estamos tendo atendimento todos os dias, de segunda a sexta-feira. Não precisa pegar ficha, você faz o teste e o resultado sai em vinte minutinhos”, explicou a enfermeira.
A PrEP e a PEP são estratégias gratuitas do SUS para a prevenção do HIV. A PrEP é de uso contínuo e anterior à exposição ao risco, enquanto a PEP é uma medida emergencial a ser tomada até 72 horas após um possível contato com o vírus. Embora eficazes na prevenção do HIV, não protegem contra outras ISTs.
Os testes rápidos oferecidos na Fuham incluem exames para HIV, sífilis, hepatites B e C, realizados por meio de coleta de sangue. O atendimento é diário, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de encaminhamento ou ficha, bastando solicitar no balcão de atendimento da unidade de saúde.
Com informações da assessoria


