A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) contabilizou 29.173 atendimentos na rede hospitalar da capital nos dois primeiros dias do Carnaval na Floresta 2026, quinta e sexta-feira (12 e 13/02). A estrutura de atendimento inclui 25 unidades de urgência e emergência funcionando ininterruptamente e um posto médico montado no Sambódromo de Manaus, local dos desfiles.

Atendimentos e ocorrências

Na quinta-feira, foram registrados 15.207 atendimentos, e na sexta-feira, 13.966. No posto médico do Sambódromo, foram realizados 16 atendimentos, sendo seis na primeira noite e nove na segunda. Os casos mais frequentes relatados foram mal-estar, fadiga, desidratação, intoxicação alcoólica e gripe.

Os dados completos da rede de saúde do estado estão disponíveis no portal Saúde em Tempo Real. O posto médico da SES-AM continuará oferecendo suporte no domingo (15/02), durante o Bloco das Piranhas, e na terça-feira (17/02), no desfile do Galo de Manaus.

Suporte multiprofissional e digital

A equipe do posto médico é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, pronta para atender intercorrências e, se necessário, encaminhar pacientes para a rede de urgência e emergência. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, assegurou que a rede estadual está estruturada com mais de 15 mil servidores por plantão para garantir assistência integral.

Além disso, a SES-AM reforça o atendimento com clínico geral 24 horas através do aplicativo Saúde AM Digital. Em casos de menor complexidade, os cidadãos podem receber atendimento médico de casa, sem necessidade de deslocamento até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Acidentes de trânsito e vigilância em saúde

Entre quinta e sexta-feira, foram registrados 180 acidentes de trânsito, sendo 82 na quinta e 98 na sexta. Desses, 111 envolveram motocicletas, seis carros, sete atropelamentos e 56 outras ocorrências. A SES-AM apela para a adoção de posturas responsáveis no trânsito, como evitar álcool e direção, respeitar limites de velocidade e usar equipamentos de segurança.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) intensificou ações de vigilância, incluindo controle vetorial, mobilização social, prevenção de ISTs, orientações para redução de acidentes e violência, vigilância da saúde do trabalhador e sanitária.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorLula chega a Salvador para acompanhar o Carnaval no camarote do governo do Estado
Próximo artigoSepror capacita 60 produtores rurais em Lindóia para fortalecer associações e cooperativas