
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou neste domingo de carnaval a nova unidade de Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), localizado em Jacarepaguá, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. A cerimônia marcou a entrega de uma importante estrutura para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece atendimento gratuito à população.
A gestão do hospital é de responsabilidade da prefeitura do Rio de Janeiro, conforme estabelecido em um acordo de cooperação técnica firmado com o governo federal em dezembro de 2024. O investimento federal na recuperação e ampliação da capacidade de atendimento da unidade ultrapassa R$ 114 milhões.
Referência em alta complexidade
O Hospital Federal Cardoso Fontes é reconhecido como referência em diversas especialidades, incluindo fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia, pneumologia e urologia. A unidade também é especializada no tratamento de insuficiência renal em crianças. O hospital oferece atendimentos de alta complexidade, com tecnologia avançada e equipes especializadas, além de serviços de média complexidade, como exames, diagnósticos, terapias e cirurgias.
História e legado
Inaugurado em 1945 por Getúlio Vargas, o Hospital Federal Cardoso Fontes leva o nome do médico Antônio Cardoso Fontes (1879-1943). Fontes foi um importante pesquisador do bacilo da tuberculose e teve sua trajetória profissional ligada à Fundação Oswaldo Cruz.
Com informações da Agência Brasil


