Agentes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram o resgate de 453 pessoas em situação de afogamento entre a última sexta-feira (13) e o período de Carnaval. O efetivo nas praias de todo o estado foi ampliado para atender ao aumento significativo de banhistas característico da folia.

Desde o início do verão, parte dos salva-vidas opera em postos móveis, uma estratégia que, segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles, otimiza o atendimento.

Estratégias para um Carnaval mais seguro

“Essas estruturas ampliam a nossa capacidade de resposta e garantem mais mobilidade às equipes, que podem se reposicionar de forma estratégica conforme o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar. Com isso, tornamos o atendimento ainda mais ágil, eficiente e preventivo em toda a orla do estado”, explicou o Coronel.

Tecnologia a serviço da segurança

Além do reforço humano, os salva-vidas contam com o apoio de drones equipados com câmeras de alta resolução e tecnologia térmica. Esses equipamentos auxiliam na localização rápida de pessoas em emergência, aumentando a eficiência das operações de resgate.

Desde o dia 1º de janeiro, o litoral fluminense já registrou mais de 4,8 mil resgates realizados pelos bombeiros.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorCarlos diz que Bolsonaro passou mal e está sendo monitorado
Próximo artigoBloco Bafo da Onça celebra 70 anos com desfile histórico em Santa Teresa