
A Mocidade Alegre sagrou-se campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez. A apuração, realizada nesta terça-feira (17), confirmou a vitória da escola após uma disputa acirrada, com a agremiação somando 269.8 pontos. A Gaviões da Fiel ficou em segundo lugar com 269.7 pontos, seguida pela Dragões da Real em terceiro, com 269.6 pontos.
O samba-enredo da campeã, “Malunga Léa, Rapsódia de uma Deusa Negra”, homenageou a trajetória da atriz Léa Garcia, destacando sua luta pela igualdade racial no Brasil. Léa Garcia, que faleceu em 2023 aos 90 anos, teve sua vida e obra celebradas através de referências a trabalhos marcantes como a novela “Escrava Isaura” e o filme “Orfeu Negro”. Este é o segundo título consecutivo da Mocidade Alegre, que venceu também em 2024.
Rebaixamentos e Promoções
A Rosas de Ouro, campeã de 2025, foi rebaixada para o Grupo de Acesso após sofrer uma penalização que a fez perder meio ponto, resultando em 268.4 pontos. A Águia de Ouro também foi rebaixada, com 268.2 pontos.
Por outro lado, a Acadêmicos do Tucuruvi, campeã do Grupo de Acesso, ascende ao Grupo Especial para 2027. A Pérola Negra também garantiu sua vaga no grupo principal, empatando em pontos com a Mancha Verde (269.4), mas levando a melhor nos critérios de desempate.
Com informações da Agência Brasil


