O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (19), a portaria com os calendários de pagamentos do programa Pé-de-Meia para o ano de 2026. O programa federal é destinado a estudantes matriculados no ensino médio público e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Detalhes do Pagamento

Entre 26 de fevereiro e 5 de março de 2026, será depositado o valor de R$ 1 mil na conta da Caixa Econômica Federal, aberta em nome do estudante. Este montante é referente à aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio em 2025 e só poderá ser sacado caso o aluno conclua todo o ensino médio naquele ano.

Uma parcela adicional de R$ 200 será paga aos estudantes que participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025, desde que tenham cursado o terceiro ano naquele período. Este valor também será liberado para saque.

Funcionamento do Programa

O número de parcelas mensais para os estudantes permanece em nove. Para receber, é necessário atingir um mínimo de 80% de frequência ao longo do ano no ensino regular.

Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa prevê até quatro parcelas por semestre.

A nova portaria também encerra o calendário do Pé-de-Meia referente ao ano de 2025.

Calendários de 2026 e 2027

Os pagamentos das parcelas da chamada “Poupança do Ensino Médio” são realizados com base no mês em que a escola envia os dados de frequência dos alunos. Os detalhes específicos dos calendários para 2026 e 2027 ainda serão divulgados em portarias específicas.

Objetivo do Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia funciona como uma poupança com o objetivo de incentivar a permanência de jovens nos estudos e a conclusão do ensino médio. O incentivo financeiro é pago pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Caixa Econômica Federal.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorTSE retoma julgamento que pode cassar governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
Próximo artigoUnião de Maricá conquista a Série Ouro e garante vaga inédita no Grupo Especial do carnaval do Rio