O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (19) o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2026. Os candidatos podem consultar seu resultado individual no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Fies.

O programa federal concede financiamento a estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A partir de sexta-feira (20), os estudantes pré-selecionados deverão acessar o site do FiesSeleção, com a senha da plataforma Gov.br, para completar o cadastro. O prazo se encerra em 24 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília).

## Próximas etapas e Fies Social

Durante o período de complementação da inscrição, os pré-selecionados para o Fies Social poderão solicitar o financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais. Após o preenchimento online, os estudantes devem comprovar os dados declarados em até cinco dias úteis, diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.

## Vagas ofertadas e inscrições

Neste primeiro semestre de 2026, o Fies ofertou 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, distribuídas em 19.834 cursos e turnos. No total, em 2026, são oferecidas 112.168 vagas do Fies. Cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso.

O Ministério da Educação registrou 210.108 pessoas interessadas, com 528.175 inscrições realizadas. Para o Fies Social, foram 52.930 candidatos inscritos nas vagas ofertadas. As vagas remanescentes serão ofertadas na edição do segundo semestre.

## Lista de espera e reserva de vagas

Os estudantes não pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A nova convocação da lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril. Os interessados devem acompanhar o resultado no site do FiesSeleção.

O programa reserva 50% das vagas para o Fies Social, modalidade que beneficia estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Há também reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

O Fies realiza anualmente dois processos seletivos regulares, um por semestre, além de processos para vagas remanescentes. Mais informações podem ser obtidas no site do MEC.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorLula e Macron discutem defesa, ciência, tecnologia e comércio na Índia
Próximo artigoIdeval Anselmo, ícone do carnaval paulista, morre aos 85 anos