O depoimento do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi antecipado para a próxima segunda-feira (23), às 16h, no Senado. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG).

A CPMI pretende ouvir o banqueiro sobre contratos de empréstimos consignados do Banco Master que teriam sido suspensos pelo INSS por falta de comprovação da anuência dos aposentados. Segundo Viana, a antecipação visa garantir prioridade aos trabalhos da comissão.

Suspensão de contratos em foco

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, explicou em depoimento anterior que a instituição decidiu não renovar o contrato com o Banco Master devido à falta de documentos exigidos em grande parte dos 324 mil contratos de crédito com aposentados.

Waller Júnior mencionou que, ao analisar os contratos apresentados pelo Banco Master, faltavam elementos mínimos para controle, como valor emprestado, taxa de juro e custo efetivo. Além disso, a assinatura eletrônica dos segurados não era acompanhada de QR code para certificação.

A remarcação do depoimento de Vorcaro, inicialmente previsto para o dia 26, demonstra a celeridade com que a CPMI busca conduzir suas investigações, colocando a verdade e a justiça acima de disputas políticas.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorFinanciamento de veículos no Brasil cresce 9,2% em janeiro, impulsionado por seminovos
Próximo artigoHackers do Bem abre 25 mil vagas para formação em cibersegurança em 2026