Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a operação “Erga Omnes”, com foco no núcleo político de uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV). Entre os presos está Ana Bela Cardoso de Freitas, servidora da Prefeitura de Manaus que integra a comissão de licitação e, até 2023, ocupou o cargo de chefe de gabinete do prefeito David Almeida.

Além dela, um servidor municipal e uma policial civil também foram detidos. Segundo a polícia, a facção movimentava cerca de R$ 9 milhões por ano.

De acordo com a PC-AM, Ana Bela acompanha o prefeito desde 2017, quando ele ainda era deputado estadual. As investigações apontam que o núcleo político atuava na captação de recursos junto a traficantes para a compra de drogas na Colômbia, seguida de lavagem de dinheiro por meio de uma empresa de logística.

As drogas trazidas do país vizinho eram distribuídas para traficantes em várias cidades, com Manaus funcionando como um dos principais pontos de articulação.

 

Artigo anteriorJanja usou voo da FAB com seis assessores para visitar escola de samba que homenageou Lula
Próximo artigoÁudios comprometedores entre David Almeida e o Comando Vermelho em 2022 já levaram a pedido de impeachment