
Inclusão e diversidade no centro do Carnaval do Rio
O Carnaval do Rio de Janeiro reafirmou seu compromisso com a inclusão e a diversidade na abertura do desfile das campeãs de 2026. A Embaixadores da Alegria, pioneira escola de samba dedicada a pessoas com deficiência, levou sua mensagem de igualdade à Marquês de Sapucaí.
Embaixadores da Alegria: 20 anos de luta e celebração
Comunidade com cerca de 1.200 componentes, a Embaixadores da Alegria celebra duas décadas de existência. Fundada por Paul Davies e Caio Leitão, a agremiação utiliza cultura, samba, arte e educação como ferramentas de inclusão social, buscando ampliar oportunidades e desconstruir estigmas.
O samba-enredo deste ano, “20 anos de alegria abrindo alas para a diversidade”, é uma obra de Pretinho da Serrinha e Fred Camacho. A bateria conta com 280 ritmistas, impulsionando a mensagem da escola.
Saúde mental em evidência na Sapucaí
A ala dedicada à saúde mental contou com a participação do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ), uma unidade gerida pela Fundação Saúde. O CPRJ desfila com a Embaixadores da Alegria desde 2009, fortalecendo a presença de pacientes e profissionais na avenida.
Este ano, 45 integrantes do CPRJ participaram, incluindo o grupo musical Harmonia Enlouquece, formado por pacientes psiquiátricos e que completa 25 anos em abril. Outros projetos como o Bem-arteiras, o Programa de Atenção à Terceira Idade (Pater) e o Programa de Geração de Renda também marcaram presença.
Superação e potência de vida através do samba
O diretor-geral do CPRJ, Francisco Sayão, destacou a importância do desfile como afirmação de que “ninguém está sozinho”. Ele ressaltou que, apesar das limitações impostas pela doença, a capacidade de sentir alegria e criar não é definida. “O Carnaval nos dá essa força coletiva, cada um acreditando que pode se divertir e mostrar ao mundo que saúde mental também é potência de vida”, afirmou.
O CPRJ, localizado na Gamboa, é um modelo em saúde mental por apostar na escuta, na cultura e no protagonismo do paciente, rompendo com práticas excludentes e promovendo a interação constante dos usuários.
Fortalecendo a rede de atenção psicossocial
A saúde mental foi amplamente representada no desfile, contando também com a participação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ), do Instituto Municipal Philippe Pinel e do Instituto Cultural Dona Ivone Lara. Essas presenças reforçam a rede pública de atenção psicossocial no estado do Rio de Janeiro.
Com informações da Agência Brasil


