O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou, nesta terça-feira (31), o 1º Alerta de Cheias do Amazonas de 2026. O documento aponta que Manaus e Manacapuru devem registrar níveis de água acima da cota de inundação no pico da cheia deste ano.

Apesar da previsão, o cenário é considerado de cautela moderada. Segundo o SGB, o comportamento dos rios deve permanecer dentro da faixa de normalidade para a região.

O relatório destaca que, no início do ciclo hidrológico (2025/2026), sob influência do La Niña, os níveis dos rios ficaram elevados. Com a transição para a neutralidade do ENOS, os índices passaram a se aproximar da média histórica.

Em outras áreas, como Itacoatiara e Parintins, a probabilidade de inundações severas é considerada baixa neste ciclo.

O alerta foi divulgado com 75 dias de antecedência do pico da cheia, permitindo o planejamento de ações preventivas por órgãos públicos. Novas atualizações estão previstas para os dias 30 de abril e 29 de maio, enquanto o monitoramento em tempo real pode ser acompanhado pelo sistema SACE.

Artigo anteriorDo descarte ao desenvolvimento: Prefeitura coleta resíduos eletrônicos e garrafas PET e incentiva sustentabilidade em Itacoatiara
Próximo artigoItália perde para a Bósnia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo