
Na manhã desta segunda-feira (13), começaram a operar os 17 novos radares instalados pela Prefeitura de Manaus em diferentes vias da capital. Os equipamentos têm como principal objetivo fiscalizar o avanço do sinal vermelho e a parada de veículos sobre a faixa de pedestres.
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os radares foram implantados em pontos de grande fluxo de veículos e receberam reforço na sinalização antes do início da fiscalização.
Dos 17 equipamentos, 16 são destinados ao monitoramento de infrações relacionadas ao avanço do sinal vermelho e à parada sobre a faixa de pedestres. O outro, instalado na Rua Maceió, no bairro Adrianópolis, é voltado à fiscalização de veículos pesados, com capacidade para identificar quantidade de eixos, massa metálica e rodagem dupla.
Segundo a Prefeitura de Manaus, a instalação dos novos radares integra as ações de fiscalização do trânsito. O IMMU informou ainda que a sinalização horizontal e vertical foi ampliada e reposicionada nos trechos monitorados para facilitar a visualização por parte dos condutores.
Ainda conforme o instituto, desde fevereiro de 2026 já foram ativados outros 34 equipamentos na cidade, entre controladores de velocidade, lombadas eletrônicas e detectores de veículos pesados, ampliando o sistema de fiscalização eletrônica existente.
Locais dos novos radares
Fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres:
- Avenida Compensa x Avenida Brasil – Compensa (sentido Sul);
- Avenida Rodrigo Otávio x Avenida Tefé – Japiim (sentido Sul);
- Avenida Rodrigo Otávio x Avenida Tefé – Japiim (sentido Leste);
- Avenida Tefé x Avenida Rodrigo Otávio – Japiim (sentido Leste);
- Avenida Rodrigo Otávio x Rua Rubens Benzecry – Japiim (sentido Leste);
- Rua Maceió x Rua Salvador – Adrianópolis (sentido Norte);
- Rua Maceió x Avenida João Valério – Nossa Senhora das Graças (sentido Sul);
- Avenida Álvaro Maia x Rua Emílio Moreira – Praça 14 de Janeiro (sentido Leste);
- Avenida Álvaro Maia x Rua Major Gabriel – Centro (sentido Leste);
- Avenida Álvaro Maia x Rua Santos Dumont – Centro (sentido Oeste);
- Avenida Padre Agostinho Caballero Martin x Avenida Brasil – Santo Antônio (sentido Norte);
- Avenida Brasil x Avenida Coronel Cyrillo Neves – Santo Agostinho (sentido Sul);
- Avenida Brasil x Avenida Coronel Cyrillo Neves – Compensa (sentido Complexo Turístico Ponta Negra);
- Avenida Álvaro Maia x Rua Santos Dumont – Centro (sentido Leste);
- Avenida Autaz Mirim x Rua Arariba – São José Operário (sentido Leste);
- Avenida Autaz Mirim x Rua Itajiba – São José Operário (sentido Oeste).
Fiscalização de veículos pesados:
- Rua Maceió x Rua Fortaleza – Adrianópolis (sentido Norte).


