O programa do Governo Federal “Identidade Jovem”, ou simplesmente “ID Jovem”, será lançado oficialmente no Amazonas, nesta sexta-feira (24/11), às 15h, no salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia, zona centro-sul de Manaus. Com a presença do secretário Nacional de Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O “ID Jovem” é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais, além da gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

“Acredito que a importância do Governo do Amazonas em fazer com que o ID Jovem seja lançado aqui, é que a gente também coloque o Estado como um participante desse programa nacional. Nós precisamos fazer parte desses programas que apoiam e dão benefícios aos jovens. E temos que defender que se ampliem os benefícios para o Estado do Amazonas junto a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ)”, disse a titular da Sejel, Janaina Chagas.

Emissão – A emissão do “ID Jovem” pode ser feita por meio de aplicativo do celular ou pela internet, no site do programa (idjovem.caixa.gov.br). É necessário ter em mãos o número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, extrato do FGTS e a Carteira de Trabalho.

O programa, que está presente em várias capitais do Brasil, foi lançado em dezembro de 2016. De acordo com informações da Secretaria Nacional de Juventude, atualmente, conta com 300 mil jovens cadastrados.

Artigo anteriorIdoso morre após tomar viagra durante sexo com duas novinhas em motel na Compensa
Próximo artigoFundação Hemoam oferece vagas de estágio para Psicologia, Contabilidade e Serviço Social