Brasil – O Grupo Globo foi multado em R$ 88 mil por racismo devido ao programa humorístico “Sensacionalista”, do Multishow. Em um dos episódios, há discriminação contra candomblecistas por causa da associação de um cachorro à religião de matriz africana.

O programa foi exibido nos dias 26 e 28 de outubro de 2013. Nele, o animal aparece de uma forma ridicularizada, com vestimentas brancas, e é tratado pela tutora e pela comunidade como um animal especial, já que “recebe entidades”, “prevê o futuro” e “joga búzios”. O cachorro foi denominado “cãodomblé”.

Na decisão, a desembargadora Maria Fernanda De Toledo Rodovalho determinou que a “discriminação, no caso em tela, é deliberada e dirigida especificamente à identidade de um grupo étnico minoritário (candomblecistas), o que configura ato ilícito de prática discriminatória e preconceituosa de raça e de cor, com as consequências administrativas que o acompanham”.

A denúncia foi feita pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A multa foi estabelecida ainda em 2013, mas o Grupo Globo recorreu.

Em outubro do ano passado, a emissora conseguiu decisão favorável na primeira instância. O Estado de São Paulo recorreu e o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) autorizou a cobrança da multa.

* Com informações do Splash, do UOL

Artigo anteriorEm Manaus, dois homens são crivados de bala por pistoleiros no bairro Cidade de Deus
Próximo artigoIdosa de 70 anos era mantida em cativeiro e furada com anzol de pesca; veja vídeo