A barreira sanitária montada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, detectou dois casos de Covid-19 em passageiros vindo de São Paulo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e é referente aos últimos 15 dias e representa 0,22 % de detecção da doença, em 888 pessoas testadas no aeroporto. As testagens tiveram início no dia 31 de maio.

Um dos casos positivos foram detectados, no dia 08/06, em um voo procedente de São Paulo. O segundo caso confirmado foi identificado no dia 10/06, em voo também vindo de São Paulo. Pela operação de testagens, os pacientes detectados com Covid-19 são orientados a ficar em isolamento domiciliar de, pelo menos, 14 dias. As amostras foram encaminhadas para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia) para o sequenciamento e identificação de novas variantes do vírus que já circulam em outras regiões do Brasil.

Ao todo, foram realizados 768 testes de antígeno e 120 RT-PCR. Além disso, as testagens também estão sendo realizadas no Porto de Manaus. Até esta sexta-feira (18/06), foram realizados 319 testes RT-PCR na estação portuária, com passageiros de barcos que atracam no porto. Não foram detectados casos positivos do novo coronavírus.

 

Artigo anteriorVariante Delta da Covid está se tornando dominante no mundo, diz OMS
Próximo artigoVacinação para pessoas de 36 anos ou mais começa nesta sexta em Manaus