A agência estatal de notícias da Venezuela publicou neste domingo (3) uma charge sugerindo uma conexão obscura entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A ilustração, criada pelo artista Vicman, veio em meio à intensificação da crise diplomática entre o governo brasileiro e o regime de Nicolás Maduro e incluiu o termo “Itamaraty pitiyankee” – uma referência pejorativa ao termo “Yankee,” usado para criticar a influência americana.

Ataques a Lula

Na última semana, após o anúncio dos novos países membros do Brics, que não incluiu a Venezuela, Vicman lançou quatro charges direcionadas ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma delas, Lula é retratado dentro de um cavalo de Troia, simbolizando uma suposta aliança falsa com a Venezuela enquanto, segundo a crítica, atenderia a interesses americanos. A legenda afirma: “Nada que surpreenda.”

Outra ilustração mostra Lula saindo de um armário com um terno nas cores da bandeira americana, acompanhada da frase “Que nojento esse velho é, mas pelo menos ele saiu do armário.”

Artigo anteriorEquipe de pesquisadores da UEA indica contaminação por mercúrio em peixes do rio Madeira, no Amazonas
Próximo artigoNeymar se machuca em partida do Al-Hilal pela Champions League da Ásia