Manaus – Nesta sexta-feira (08/11), oTribunal de Justiça do Estado do Amazonas condenou o jornalista Alex Mendes Braga por disseminação de fake news contra o governador do Amazonas Wilson Lima. O jornalista tem 48 horas para retirar do site de notícias “Portal Alex Braga” as publicações falsas e difamatórias contra o governador, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

A Justiça acatou o pedido para a retirada das matérias falsas e caluniosas, publicadas pelo jornalistas, ao constatar que entre os meses de junho e setembro, o portal publicou cerca de 270 matérias na editoria “Amazonas”, sendo mais de 100 delas com cunho sensacionalista e falsas acusações, voltadas para desgastar e prejudicar a imagem pública de Wilson Lima.

Foi estipulado um prazo de 48 horas para que Alex Braga remova as publicações indicadas. Caso a decisão não seja cumprida, o proprietário do site pagará multa diária de R$ 5 mil.

Ao avaliar o caso, o juiz responsável George Lins Barroso determinou a remoção dos conteúdos ofensivos, ressaltando que “a medida não configura censura prévia, mas sim uma ação necessária para garantir a integridade das informações” repassadas pelo veículo de comunicação à sociedade.

O juiz também destaca que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são direitos fundamentais, porém “tais liberdades não são absolutas, encontrando limitações nos demais direitos fundamentais, como a honra, a imagem”.

Ainda na decisão, o magistrado destaca que foram apresentadas provas de que informações foram distorcidas intencionalmente nas matérias publicadas e que atribuíam práticas e comportamentos ilícitos ao chefe do poder executivo estadual sem qualquer comprovação de veracidade.

Artigo anteriorRodri supera Vinícius Júnior por 41 pontos na disputa pela Bola de Ouro
Próximo artigoFavelização de Manaus é reflexo da falta de planejamento, aponta Roberto Cidade