BRASIL – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, convidou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para acompanharem a apuração das eleições deste domingo (30) no prédio da Corte Eleitoral.

Segundo o jornal O Globo, Moraes quer que Pacheco e Lira reconheçam o resultado das urnas tão logo seja divulgado.

O objetivo é garantir que, em uma eventual vitória do ex-presidente Lula – cenário mais provável, segundo pesquisas -, Bolsonaro fique isolado no ataque à lisura do processo eleitoral e na possível tentativa de golpe.

No primeiro turno, Pacheco assistiu à contagem de votos no TSE, acompanhado da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do presidente interino do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e de dezenas de representantes de embaixadas. Na ocasião, no entanto, Pacheco não deu qualquer declaração.

“A dúvida é sobre a presença de Lira, que não foi ao TSE no primeiro turno e até agora ainda não respondeu se estará no segundo. O presidente da Câmara já vinha cogitando, durante a semana, promover uma reunião de líderes partidários na residência oficial da presidência da Casa para acompanhar o andamento da apuração e depois fazer uma declaração também defendendo o respeito ao resultado das urnas”, diz a reportagem.

Aliados de de Lira avaliam que pode não ser “prudente” a presença do deputado ao lado de Moraes. “Defendem que Lira preserve o cacife com Jair Bolsonaro em ambos os cenários, vitória ou derrota do presidente da República, até para poder atuar como fiador da estabilidade democrática caso haja alguma ameaça de golpe”.

Artigo anteriorJudiciário se vê pronto para enfrentar eventual contestação do resultado por Bolsonaro
Próximo artigoManutenção: alguns bairros ficarão sem energia neste sábado; saiba quais serão afetados