A Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM) instalou, nesta quarta-feira (30/12), um contêiner de 40 pés no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona leste, onde vai funcionar o almoxarifado da unidade. O objetivo é abrir espaço dentro do hospital para uma nova enfermaria, com mais 16 leitos exclusivos para Covid-19.

A nova enfermaria será instalada no primeiro andar e ocupará o espaço onde funciona hoje o almoxarifado. A medida visa ampliar a estrutura de leitos do Platão Araújo, diante do aumento das internações na última semana.

A unidade, na zona leste da cidade, passou a ser referência para Covid-19 na última semana, destinando a maioria de seus leitos para essa finalidade, priorizando os atendimentos de urgência e emergência.

Mesmo transformando 118 dos 166 leitos da unidade em leitos exclusivos Covid-19, entre quarta-feira e domingo, o Platão Araújo está nesta quarta-feira com taxa de ocupação em 82%. Como o HPS continua atendendo outras causas, será necessário garantir novos leitos para atender à demanda de Covid-19.

Para abrir espaço aos novos leitos, todo o material do almoxarifado, incluindo o arquivo, será transferido para uma estrutura provisória na área externa da unidade. A mudança deve acontecer ainda nas próximas horas, para que as obras de engenharia possam iniciar.

Artigo anteriorAmazonas recebe terceira remessa de respiradores enviadas pelo Governo Federal
Próximo artigoTrecho de rodovia AM-010 cede no interior do Amazonas