
O Amazonas FC segue em situação crítica na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira (10), dia em que o técnico Aderbal Lana completou 79 anos, a equipe aurinegra foi derrotada por 1 a 0 pelo Botafogo-SP, na Arena Nicnet, em Ribeirão Preto. O gol da partida foi marcado por Léo Gamalho, de pênalti, aos 22 minutos do segundo tempo.
Apesar da boa atuação ofensiva e das chances criadas, a Onça-pintada parou nas defesas de Victor Souza e na trave, desperdiçando oportunidades claras de gol. Com o resultado, o Amazonas permanece na 18ª colocação, com 35 pontos, e depende de uma combinação improvável de resultados para escapar do rebaixamento. Além de vencer os dois últimos jogos — contra o Paysandu, fora de casa, e o Coritiba, em Manaus —, o clube precisa torcer por duas derrotas entre Botafogo-SP, Athletic-MG e Ferroviária-SP.
No jogo, o Amazonas começou pressionando. Kevin Ramírez e Henrique Almeida levaram perigo logo nos primeiros minutos, mas o goleiro adversário impediu o gol. O Botafogo-SP respondeu com chutes de média distância, exigindo boas defesas de Renan. O equilíbrio marcou o primeiro tempo, que terminou sem gols.
Na etapa final, Kevin Ramírez quase abriu o placar em belo chute que explodiu na trave. Pouco depois, o árbitro marcou pênalti para o Botafogo-SP após falta de Akapo em Alejo Dramisino. Léo Gamalho cobrou, a bola bateu no travessão, quicou dentro do gol e decretou o placar final. O Amazonas ainda pressionou até o fim, mas parou novamente em Victor Souza. Um gol do Botafogo-SP no fim foi anulado pelo VAR.
Agora, a Onça-pintada precisa de dois triunfos e de um milagre na tabela para seguir viva na Série B.


