O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), deu início à construção do primeiro hemonúcleo do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A unidade é a segunda construída no interior do estado, com estrutura para fazer exames laboratoriais, diagnóstico rápido, coleta, fracionamento e transfusão de sangue. A construção dos hemonúcleos faz parte de projeto do governador do Estado, Wilson Lima, para garantir a expansão do serviço de hemoterapia para o interior do Amazonas.

Situado na rua Coronel Berg, na área central da cidade, a obra, realizada em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), prevê a construção de um prédio principal, com 600 m², para abrigar os laboratórios, consultórios, postos de enfermagem, salas de triagem e de coleta de sangue.

O hemonúcleo será equipado para viabilizar exames laboratoriais de baixa e média complexidade, diagnóstico precoce, coleta, fracionamento e transfusão de sangue. O projeto inclui a construção de salas de resíduo e esterilização, estação de tratamento de esgoto (ETE) e estacionamento para motocicletas e automóveis. O prédio também contará com baia para embarque e desembarque de materiais e área para futuras ampliações.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021. “Iniciamos a obra de construção do Hemonúcleo de Tabatinga, e essa obra faz parte do projeto do governador Wilson Lima para fortalecer e interiorizar o sistema de hemoterapia no estado”, assinala.

Conforme o secretário, os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins e todos municípios circunvizinhos a Tabatinga serão beneficiados. “Isso evitará o deslocamento até a capital de Manaus. Até dezembro estaremos entregando e, sem dúvida, esta obra vai facilitar a vida da população do Alto Solimões”, explicou.

De acordo com a diretora-presidente da Hemoam, a médica hematologista Socorro Sampaio, a fundação vem trabalhando desde 2017 para capacitar os profissionais do interior para identificarem precocemente doenças do sangue.

“Os hemonúcleos terão mais infraestrutura para dar continuidade a esse trabalho, uma vez que serão dotados de equipamentos e espaço para qualificação profissional. Estamos avançando no sentido de fortalecer a hemorrede e oferecer exames e procedimentos para a população que vive no interior, de modo que essas pessoas não precisem sair de sua cidade para acessar esses serviços”, declarou.

O Hemonúcleo de Tabatinga é a segunda obra do pacote de ampliação previsto pela Fundação Hemoam. O primeiro foi construído no município de Coari (a 363 quilômetros da capital).

Unidade será a segunda construída no interior do estado

Mais conforto aos doadores

Com os hemonúcleos, a capacidade de coleta de sangue também aumentará e oferecerá mais conforto aos doadores. Todo o sangue coletado será processado, no mesmo local, para obtenção dos componentes: hemácias, plaquetas, plasma e/ou crioprecipitado.

Logística facilitada

A gerente da hemorrede do Interior, Elcy Coelho, complementa que a logística ficará muito mais fácil com a instalação da nova infraestrutura. “Os municípios adjacentes também serão beneficiados, porque a logística intermunicipal permitirá que os produtos saiam de um município para outro com qualidade e segurança para o paciente”, acrescentou.

Situada na calha do Alto Solimões e distante 1.108 quilômetros em linha reta de Manaus, Tabatinga tem uma população de 67.182 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2020.

Artigo anteriorProcon-AM retoma atendimentos presenciais mediante agendamento na segunda-feira
Próximo artigoEstado do Amapá tem novo apagão