Amazonas – O Governo do Amazonas recebeu, nesta quinta-feira (16/04), 16 profissionais voluntários enviados pelo Ministério da Saúde através do programa Brasil Conta Comigo, do Governo Federal. Ao todo, são cinco médicos e 11 enfermeiros que irão atuar no combate ao Covid-19 dentro da rede hospitalar do Amazonas, mais especificamente no Hospital Delphina Aziz, referência para o tratamento da doença no estado, e que inaugurou mais 25 leitos de UTI nesta semana, totalizando 100 leitos prontos para receber pacientes de outras unidades de saúde.

O grupo chegou de Brasília, onde recebeu um treinamento com foco em noções de proteção profissional, para evitar a contaminação pelo vírus durante o atendimento aos pacientes. Ainda nesta quinta-feira, toda a equipe de médicos e enfermeiros passou pelo processo de testagem rápida na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Centro de Triagem coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Durante a recepção dos profissionais, a secretária da Susam, Simone Papaiz, falou sobre a atuação deles na rede de saúde do Amazonas.

“A vinda desses profissionais vai fazer com que a gente tenha uma capacidade operacional a mais. Com esse número de profissionais a gente consegue aumentar o maior número de leitos para que a gente tenha unidade de referência, e desafogue as unidades que estão com pacientes Covid-19 de média e alta complexidade. Então, a vinda desse número de recursos humanos para cá, através do Ministério da Saúde, é um apoio ao Governo do Estado do Amazonas, e faz com que a gente tenha um respiro, uma capacidade profissional maior”, afirmou a secretária.

O Amazonas foi o primeiro estado a receber o envio de profissionais que o Ministério da Saúde encaminha para auxiliar os estados e os municípios nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo a representante do Ministério da Saúde em Manaus, Leda Sobral, os voluntários serão orientados a trabalhar junto aos profissionais de saúde que já atuam no Hospital Delphina Aziz.

Artigo anteriorWilson mantém instalação de hospital de retaguarda na Nilton Lins
Próximo artigoAutoridades de saúde reforçam que hospital de retaguarda é medida de antecipação prevista no Plano de Contingência